Irlanda: uma terra de histórias, cores e sensações

Antes de começarmos essa viagem através das palavras, te convido a ligar o som para ouvir a típica música irlandesa e tornar a leitura mais completa.

Foi numa viagem entre cores, paisagens e, principalmente, cercado por histórias que me encontrei perdidamente apaixonada por essa terra e esse povo. A ilha esmeralda, como é popularmente conhecida, te apresenta surpresas a cada passo, a cada esquina dobrada, a cada montanha subida e a cada vale cruzado.

Foi dentro de um ônibus, ao som que você ouve agora, escutando as histórias de alguns dos lugares mais famosos no interior desse país, que me senti fora do mundo, fora de mim. De repente, olhando para aquelas paisagens ora banhadas pelo mar, ora por vales ou pedras e castelos, que tudo em mim se esvaiu e deu lugar para a sensação de novo e passado ao mesmo tempo. Pareceu-me um retorno, para um tempo que eu não vivi, ou vivi, quem é que sabe? A sensação de paz, de ligação com a natureza ali intacta, grandiosa, é indescritível e impossível de narrar com a verdade do momento vivido.

As guerras, as histórias de amor eternizadas em castelos construídos a beira do mar, a fome, a cultura, a língua e a espiritualidade presente naquelas pedras, te tiram do chão, te elevam, te constroem ou reconstroem. Voltei assim, reconstruída…

 

Me embuti da alegria, composta e embalada pelas músicas alegres, pelo sapateado no meio da rua e dos encontros com alguns dos maiores amores da minha vida a reflexão do quanto precisamos do passado, para nos reconhecermos no presente e construirmos o futuro.

Das cores todas que essa terra, em meio ao inverno e início da primavera, me pintou, as do amor e da esperança foram as mais vívidas. Por isso senti em mim a vontade de pintá-las nessas breves e singelas palavras e dividi-las com o mundo, mesmo que esse mundo seja apenas você que está viajando comigo nesse momento, porque afinal somos todos uma ilha, como a Irlanda, cheios de passado, de cores, de dias cinzas e ensolarados, de praias e montanhas, nos construindo e reconstruindo a cada dia.

Até mais,

Bruna Carvalho
(Jornalista e Redatora do Feijoada Completa)

2 comentários sobre “Irlanda: uma terra de histórias, cores e sensações”

Deixe uma resposta